Funil de Vendas é um modelo estratégico separado por estágios, estruturando de forma visual toda a jornada de compra de um possível cliente. A classificação do funil de vendas envolve a aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, decisão e ação.
Cada etapa do processo de venda requer uma atenção especial e uma comunicação específica para obter a venda propriamente dita.
Um Funil de Vendas apresenta as seguintes fases:
- Prospeção (geração de Leads)
- Apresentação do produto/serviço
- Quebrar as objeções
- Fechar negócio
Esse modelo tem se mostrado muito eficiente, pois estrutura a venda aproximando cliente e vendedor. Vamos entender o processo:
No topo do funil temos o Aprendizado e Descoberta – O possível cliente percebe que necessita de um produto ou serviço ou de uma solução para o seu problema. Esta é a etapa da consciência e você precisa atuar nisso!
No meio do funil temos o reconhecimento do problema e consideração da solução – Estamos lidando com pessoas (leads) em busca de resolver suas necessidades, sua função é apresentar soluções. Não queira vender nada neste momento, apenas apresente soluções.
Fundo do Funil está para decisão de compra – Os Leads já qualificados tornam-se oportunidades e estão praticamente prontos para o fechamento da venda.
A relação de confiança gerada em todo processo faz com que você seja visto como referência no assunto e alguém com quem podem negociar. O funil fecha-se quando a venda é efetuada.
Trazendo o Funil de Vendas para o Marketing Digital, com pequenos ajustes é possível obter grande êxito nas vendas também. Temos muitas formas para captação de leads, interação com o cliente, comunicação e eliminação de objeções até o fechamento. Abordarei em detalhes cada uma delas nos próximos posts, não percam.